sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nossa sala, um pouco de aconchego...

A sala de aula é, com certeza, um lugar muito importante para você e para seus alunos. Por isso, procure arrumá-la como se fosse sua casa, deixando-a organizada, bonita e agradável. Afinal, o espaço da sala de aula desencadeia muitas aprendizagens. Ensina autonomia, pois um espaço organizado permite que as pessoas circulem melhor por ele e conheçam o mobiliário e os materiais que ali se encontram. Ensina, sobretudo, respeito, pois essa é a sensação que temos quando chegamos num local que está bem cuidado.

Então organize sua sala de aula:

Improvise recipientes para guardar o material de uso coletivo utilizando latas de alumínio, embalagens de sorvete e refrigerantes ou caixas de papelão. Assim lápis, caneta hidrocor, giz de cera, cola, tesouras, papel, livros, revistas, jornais, jogos permanecerão sempre organizados e acessíveis aos alunos.

Crie painéis para o alfabeto, aniversariantes da turma, ajudantes, chamada, combinações da turma e outros murais com notícias, poemas, trava-línguas, piadinhas, tudo que for incentivar a leitura dos pequenos.

Reserve uma parede para afixar as produções da turma, como textos e desenhos. Toda semana procure trocar aquilo que foi afixado, fazendo das paredes da sala um verdadeiro painel informativo.

Selecione também fotografias de paisagens ou ilustrações sobre os assuntos estudados e torne a sala um ambiente de estudo e pesquisa.

Não se esqueça de levar um ou dois vasinhos com plantas para ensinar a garotada a apreciar e cuidar da natureza, além delas tornarem sua sala de aula mais bonita.

Com sua sala organizada será uma alegria receber os alunos e os visitantes então aproveite para fazer um bonito cartaz para colocar na porta da sala com as boas vindas a todos que entrarem e bom retorno às aulas!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cópia: tempo perdido?

Oi, amigos! Foi duas horas atrás que a Revista Nova Escola postou no twitter que está no ar a edição de Janeiro/Fevereiro de 2010, e eu, é claro, já fui lá conferir! Bem entre outras coisas me chamou muita atenção a reportagem, cujo título usei neste post, que fala sobre a cópia, uma prática muitíssimo comum nas salas de aula do país. Não me contive enquanto não "devorei" a matéria todinha. Aprendi muito e confirmei minha ideia de que tem que haver um bom motivo para haver também a cópia em nossa prática. E acrescento, vale a pena você ler e refletir um pouco. Veja a matéria na íntegra.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Volta às aulas!

Estava procurando mais dicas e encontrei esse Especial Volta às Aulas da revista Nova Escola. Vale a pena ver; é bem completo abrangendo ideias para antes do início das aulas, a primeira semana de aula e também o primeiro mês, e sempre com dicas para a equipe de gestão escolar e também para a sala de aula. Confira!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pensando a volta às aulas...

Este ano é um novo ano pra você. E pra seus alunos? É claro que também é! E o que você terá preparado para eles? Já pensou?


Pois bem, mesmo que você não tenha pensado já é hora de pensar porque é bem melhor organizar tudo com tempo e calma, assim fica gostoso e não trabalhoso.


Eu tive umas ideias que vou colocar em prática neste ano e estou preparando-as para que deem certo. Quem sabe você não pode usar uma delas também? Por isso vou compartilhar aqui no blog. E, se você usá-las, não esqueça de nos contar como foi! Claro, falta um tempinho ainda, mas vou aguardar!


Ideias Para A Volta Às Aulas!


1. Solicite na secretaria da escola o nome e endereço completos dos alunos de sua turma em 2010. Que tal enviar uma cartinha para cada um deles antes do início das aulas? Já imaginou o rostinho deles quando receberem uma cartinha da profe que eles ainda nem conhecem direito?! E nada de pensar que para as turmas de alfabetização não dá certo. Pelo contrário, isso os incentivará mais ainda a aprender, e certamente alguém poderá ler essa cartinha para eles.


2. Prepare uma lembrancinha para dar no início ou fim do primeiro dia de aula. Pode ser algo relacionado ao estudo: lápis enfeitados, réguas decoradas, agendinhas, apontadores de diferentes formatos etc, ou algo apenas decorativo que tenha relação com alguma história usada, decoração da sala...


3. Propor um desafio à turma é sempre motivador no primeiro dia de aula: pode ser lançar um projeto de montar um dicionário da turma, uma diário, um "canto" novo na sala (de leitura, jogos, matemática...), manter um blog da turma etc.


4. Convide os pais para passarem alguns momentos na escola - Veja essa dica completa que eu amei, quero colocar em prática e achei no Baú de Ideias.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Que o Hábito de Ler Pode Fazer Por Você?

Os livros podem mudar seu futuro. E bastam 15 minutos de leitura por dia!



Não é exagero! Com poucos minutos você já aproveita os benefícios que a prática da leitura traz. Nem é preciso ler textos complicados. Acompanhe um jornal, uma revista ou mesmo um blog – Regina Casé é amiga dos livros: “Sempre leio algo relativo ao trabalho, a uma viagem, à entrevista que farei. Às vezes invento um programa só para estudar um assunto interessante”.

O que acontece:




•Solta sua imaginação



•Estimula sua criatividade



•Aumenta seu vocabulário



•Facilita a escrita



•Simplifica a compreensão das coisas



•Melhora a comunicação com os outros



•Amplia seu conhecimento geral



•Mostra semelhanças em pessoas diferentes



•Revela novas afinidades



•Leva a mares nunca antes navegados



•Desenvolve seu repertório



•Emociona e causar impacto



•Liga seu senso crítico na tomada



•Muda sua vida e, até, amplia sua renda



•Melhora seu rendimento na escola (claro)




Fonte: Vivamais. Abr/09

LinkWithin...

Related Posts with Thumbnails