domingo, 29 de agosto de 2010

Promoção!

Olá! Estou aqui pra divulgar a promoção de aniversário do blog Ge Art's.
Passe lá, veja as fofuras e ainda aproveite para participar!





sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vinte...?

Hehehe...

Hoje eu estava dando uma conferida nos meus links aqui do blog e tal até que percebi que o contador aqui do ladinho está marcando 20 postagens no blog e 20 comentários, daí percebi também que o blog está com... nada mais, nada menos que 20 seguidores! rsrsrs..

Eu sei que não tem nada a ver, mas eu que sou meio boba achei legal! Como nunca comemorei nada aqui no blog (nem vi quando alcançou as 1000 visitas...) resolvi comemorar o 20!
E aproveitar pra agradecer aos 20 seguidores do blog pela companhia.

Sei que não posto seguidamente, mas espero que cada post possa ajudar a vocês e trazer coisas que vocês gostariam de ver.

É muito importante para mim, a existência de cada um de vocês aqui! É isso que dá ânimo e persistência pra nunca desistir de postar mesmo que não tão seguidamente.

Obrigada e parabéns pra vocês, pois sem vocês nada disso teria sentido!



Ps: Agora, com este, o blog vai ficar com 21 posts... Então não faz mal nenhum que ele passe dos 20 comentários, viu!? rsrsrsrs

domingo, 22 de agosto de 2010

Projeto!

Oi! Estava com saudade de escrever aqui no blog... Mas é que nesta semana estava terminando meu estágio com educação infantil e não deu tempo de postar nada. Hoje estou postando aqui o meu projeto pedagógico. Foi usado em uma turminha de Jardim II (faixa etária de 5-6 anos). O que acham? Alguma sugestão?
Beijos à todos e ótima semana!

Título do Projeto
Vamos brincar de quê?

Justificativa
Considerando a importância do lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento infantil; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra e se desenvolve em inúmeros aspectos; percebemos também a importância de trabalhar com esse pressuposto, muitas vezes banalizado pelos educadores e até esquecido, visando resgatar as brincadeiras, principalmente folclóricas, no cotidiano dos educandos envolvidos, já que, hoje em dia, as crianças acabam brincando muito com brinquedos eletrônicos e automáticos, estando perdendo assim oportunidades valiosas de momentos prazerosos de desenvolvimento, aprendizagem e fantasia. Por este motivo o presente projeto será desenvolvido durante duas semanas na turma mencionada, buscando envolver os alunos, alcançando os objetivos propostos.

Objetivo Geral
- Oportunizar na criança o desenvolvimento lúdico e a aprendizagem através do brinquedo e brincadeiras, proporcionando à criança a vivência com diferentes tipos de brinquedos, a fim de socializar e resignificar a utilização destes.

Objetivos Específicos

Movimento
- Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
- Explorar movimentos de equilíbrio e agilidade.
- Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

Música
- Perceber estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
- Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como canções.

Artes Visuais
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da rasgadura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
- Desenhar a partir de observações.
- Observar os limites disponíveis para desenhos e colagens.
- Montar quebra cabeças.

Natureza e sociedade
- Conhecer e comparar diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras utilizados pelos pais, a fim de resgatar as diferentes culturas.
- Participar em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Linguagem oral e escrita
- Desenvolver a habilidade de comunicação e expressão oral.
- Relatar histórias ouvidas, identificando personagens e a sequência dos fatos.
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
- Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.

Matemática
- Utilizar a contagem oral.
- Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico e matemático, atenção e memória.
- Observar signos convencionais do sistema numérico, reconhecendo-os e reproduzindo-os.
- Reafirmar noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais reconheça essa utilização como necessária.

Identidade e autonomia
- Participar em situações de brincadeira nas quais escolha os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens.
- Participar com meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
- Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços.
- Valorizar o diálogo como uma forma de lidar com os conflitos, reconhecendo a importância dos sentimentos de amizade, cooperação e cuidados com o próximo.
- Adotar atitudes de respeito mútuo e solidariedade em quaisquer situações lúdicas.
- Organizar e cuidar dos materiais nos espaços físicos utilizados.
- Respeitar e valorizar a cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

Referencial Teórico

Atualmente vivemos em uma sociedade onde as crianças, em grande parte, já não vivenciam brincadeiras como as de épocas anteriores, devido ao aumento da tecnologia, globalização e criminalidade, que leva as pessoas a estarem cada vez mais dentro de suas próprias casas. No entanto não devemos esquecer que o brincar em seu aspecto lúdico, constitui-se uma manifestação do ser humano em qualquer idade e para as crianças, em particular, constitui-se uma de suas atividades mais importantes, sendo considerada inclusive, por muitos autores, como sendo o “trabalho da criança” (LIMA, 1992).

O brincar é essencial para a criança, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, BRASIL, 1998), através do brincar a criança estará desenvolvendo sua identidade e autonomia, além de aprimorar sua capacidade de imaginação e comunicação através principalmente das brincadeiras de faz-de-conta. Também de acordo com Lima (1992), o desenvolvimento de processos psíquicos como imaginação, linguagem, pensamento e memória têm relação direta com a atividade do brincar. A autora também cita estudos de pesquisadores russos que, ao estudarem a prática do brincar concluíram que esta apresenta às crianças “as premissas necessárias para o desenvolvimento da memória voluntária” e que “brincar tem uma relação muito direta com a formação da motricidade da criança pré-escolar” (LIMA, 1992a, p. 19). Desta maneira, é possível perceber a importância de momentos na instituição de ensino onde a criança possa brincar e assim ter suas faculdades exercitadas.

O professor deve, portanto, reconhecer o brincar como um momento importante, de interação e desenvolvimento, e ter seus objetivos ao planejar as aulas e as brincadeiras, dando liberdade a seus alunos sem esquecer-se de que seu papel de mediador no processo é fundamental, de maneira a estar sempre proporcionando momentos enriquecedores através das brincadeiras.


Figura 1

Foi pensando nisso que o presente projeto foi planejado, visando resgatar o lúdico, principalmente através das brincadeiras folclóricas. Estas datam desde muito tempo. Já no ano de 1560, o pintor Flamengo Pieter Brueghel pintou o quadro “Jogos Infantis” (figura 1), onde podemos encontrar cerca de 80 atividades lúdicas, algumas muito conhecidas por nós, como por exemplo: cabra-cega, pula-cela, bafo, pião, as cinco Marias, cabo de guerra, o chefe mandou, Maria-cadeira, entre outros. Como diz Ramos (2002):

“Há uma infinidade de jogos e brincadeiras que ultrapassaram o tempo e permanecem vivos na memória de todos nós. As brincadeiras de antigamente trazem, em sua bagagem cultural, suas técnicas e regras, que são transmitidas de geração a geração pelos pais e avós. Junto vem o resgate da convivência, da ternura, dos momentos felizes, de sua História através dos tempos.” (RAMOS, 2002, p.8)

O RCNEI (BRASIL, 1998) fala sobre a importância destas brincadeiras, dizendo que devem estar relacionadas ao mundo social e natural dos alunos. Aconselha os professores a ensinar jogos e brincadeiras de outras épocas, propondo pesquisas com a família e comunidade, também através de livros e revistas, falando sobre as regras das brincadeiras em outros tempos, observando as mudanças que ocorreram, pois esta prática se torna interessante para as crianças. O professor deve estar junto com as crianças ajudando-as a combinar e cumprir regras, e a desenvolverem atitudes de respeito e cooperação que, além de tão necessárias para as crianças pré-escolares, são bases de todos os níveis de relacionamento.O professor deve propor brincadeiras desafiadoras onde seus alunos possam participar ativamente do começo ao fim, perpetuando a cultura infantil e favorecendo o prazer de brincar àqueles que têm nesta sua maior especialidade. Assim, o presente projeto será desenvolvido baseado no fato de que é possível para o professor de Educação Infantil alcançar quaisquer objetivos de sua aula, desde que bem planejada, de maneira prazerosa para os alunos: brincando e aprendendo.

Conteúdos


 Escrita do nome


 Respeito à diversidade


 Sistema de numeração


 Letras do alfabeto


 Música: ritmo e andamento


 Coordenação motora


 Motricidade fina


 Expressão oral


 Expressão artística


 Interação


 Jogos


 Brincadeiras e brinquedos

Metodologia


 Manuseio de livros infantis.


 Hora do conto utilizando livros e outros recursos, inclusive com a participação dos alunos.


 Roda de conversas.


 Brinquedos e brincadeiras.


 Elaboração coletiva de cartazes.


 Cantigas e acompanhamento com gestos, atividades ou sons.


 Desenhos com lápis de cor, canetinhas e giz de cera.


 Recorte de figuras.


 Rasgadura.


 Quebra cabeças.


 Colagem.


 Dobraduras com jornal.


 Brincadeiras com brinquedos preferidos.


 Exposição de trabalhos.


 Pesquisa com a família.


 Tarefas individuais.


 Brincadeiras folclóricas.


 Produção de um texto coletivo.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação diária, fazendo, se necessário, modificações e adaptações no planejamento, mediante anotações feitas pela professora. O presente projeto será considerado satisfatório se os alunos participarem com interesse das atividades propostas e se os objetivos propostos, que visam o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos, forem alcançados. Sobre isso Lleixà Arribas (2004) corrobora:

“A avaliação deve ser entendida como a comprovação da validade do projeto educativo e das estratégias didáticas empreendidas para a consecução dos objetivos propostos. Portanto, o professor deve entendê-la como instrumento de investigação didática que, a partir da identificação, da coleta e do tratamento de dados, permite-lhe comprovar as hipóteses de ação, com a finalidade de confirmá-las e introduzir nelas as modificações pertinentes. A avaliação deve proporcionar retroalimentação a todo processo didático.” (ARRIBAS, 2004, P. 390)



Referências Bibliográficas
ARRIBAS, T. L. et al. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil introdução. Brasília: Referencial Infantil: MEC/SEF, v.1, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil formação pessoal e social. Infantil: Brasília: MEC/SEF,v. 2, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil conhecimento de mundo. Infantil: Brasília: MEC/SEF, v. 3, 1998.

LIMA, E. C. A. S. A atividade da criança na idade pré-escolar. Série idéias, n.10, p. 17-23. São Paulo: FDE, 1992.

RAMOS, M.C.A. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, conseqüentemente, sua própria personalidade. Revista Leonardo Pós. Instituto Catarinense de Pós-graduação. Santa Catarina, nº 1, jan./jun. 2002.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Feliz, feliz, feliz!

Hoje é meu aniversário!


imagem da net

Estou muito feliz hoje porque completo 25 anos desde meu nascimento e estou grata a Deus por tudo que ele fez e faz por mim por todos esses anos, pelo cuidado e proteção, por minha família, meus amigos, meu trabalho, tudo que Deus permite que eu faça em meus dias!

Agradeço a Deus a oportunidade de estar na net dividindo este espaço e este momento com amigos, muitas vezes 'desconhecidos' , mas que nos trazem tanto carinho e alegria.

Obrigada a todos os amigos que acompanham meus blogs:
e o mais novo:

Que possamos ser amigos sempre, continuemos nos 'visitando' nesse espaço virtual e contem comigo no que eu puder ajudar.
Beijos a todos!

Obs: Fiz este post padrão e coloquei nos três blogs.

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