domingo, 22 de agosto de 2010

Projeto!

Oi! Estava com saudade de escrever aqui no blog... Mas é que nesta semana estava terminando meu estágio com educação infantil e não deu tempo de postar nada. Hoje estou postando aqui o meu projeto pedagógico. Foi usado em uma turminha de Jardim II (faixa etária de 5-6 anos). O que acham? Alguma sugestão?
Beijos à todos e ótima semana!

Título do Projeto
Vamos brincar de quê?

Justificativa
Considerando a importância do lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento infantil; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra e se desenvolve em inúmeros aspectos; percebemos também a importância de trabalhar com esse pressuposto, muitas vezes banalizado pelos educadores e até esquecido, visando resgatar as brincadeiras, principalmente folclóricas, no cotidiano dos educandos envolvidos, já que, hoje em dia, as crianças acabam brincando muito com brinquedos eletrônicos e automáticos, estando perdendo assim oportunidades valiosas de momentos prazerosos de desenvolvimento, aprendizagem e fantasia. Por este motivo o presente projeto será desenvolvido durante duas semanas na turma mencionada, buscando envolver os alunos, alcançando os objetivos propostos.

Objetivo Geral
- Oportunizar na criança o desenvolvimento lúdico e a aprendizagem através do brinquedo e brincadeiras, proporcionando à criança a vivência com diferentes tipos de brinquedos, a fim de socializar e resignificar a utilização destes.

Objetivos Específicos

Movimento
- Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
- Explorar movimentos de equilíbrio e agilidade.
- Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

Música
- Perceber estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
- Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como canções.

Artes Visuais
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da rasgadura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
- Desenhar a partir de observações.
- Observar os limites disponíveis para desenhos e colagens.
- Montar quebra cabeças.

Natureza e sociedade
- Conhecer e comparar diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras utilizados pelos pais, a fim de resgatar as diferentes culturas.
- Participar em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Linguagem oral e escrita
- Desenvolver a habilidade de comunicação e expressão oral.
- Relatar histórias ouvidas, identificando personagens e a sequência dos fatos.
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
- Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.

Matemática
- Utilizar a contagem oral.
- Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico e matemático, atenção e memória.
- Observar signos convencionais do sistema numérico, reconhecendo-os e reproduzindo-os.
- Reafirmar noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais reconheça essa utilização como necessária.

Identidade e autonomia
- Participar em situações de brincadeira nas quais escolha os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens.
- Participar com meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
- Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços.
- Valorizar o diálogo como uma forma de lidar com os conflitos, reconhecendo a importância dos sentimentos de amizade, cooperação e cuidados com o próximo.
- Adotar atitudes de respeito mútuo e solidariedade em quaisquer situações lúdicas.
- Organizar e cuidar dos materiais nos espaços físicos utilizados.
- Respeitar e valorizar a cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

Referencial Teórico

Atualmente vivemos em uma sociedade onde as crianças, em grande parte, já não vivenciam brincadeiras como as de épocas anteriores, devido ao aumento da tecnologia, globalização e criminalidade, que leva as pessoas a estarem cada vez mais dentro de suas próprias casas. No entanto não devemos esquecer que o brincar em seu aspecto lúdico, constitui-se uma manifestação do ser humano em qualquer idade e para as crianças, em particular, constitui-se uma de suas atividades mais importantes, sendo considerada inclusive, por muitos autores, como sendo o “trabalho da criança” (LIMA, 1992).

O brincar é essencial para a criança, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, BRASIL, 1998), através do brincar a criança estará desenvolvendo sua identidade e autonomia, além de aprimorar sua capacidade de imaginação e comunicação através principalmente das brincadeiras de faz-de-conta. Também de acordo com Lima (1992), o desenvolvimento de processos psíquicos como imaginação, linguagem, pensamento e memória têm relação direta com a atividade do brincar. A autora também cita estudos de pesquisadores russos que, ao estudarem a prática do brincar concluíram que esta apresenta às crianças “as premissas necessárias para o desenvolvimento da memória voluntária” e que “brincar tem uma relação muito direta com a formação da motricidade da criança pré-escolar” (LIMA, 1992a, p. 19). Desta maneira, é possível perceber a importância de momentos na instituição de ensino onde a criança possa brincar e assim ter suas faculdades exercitadas.

O professor deve, portanto, reconhecer o brincar como um momento importante, de interação e desenvolvimento, e ter seus objetivos ao planejar as aulas e as brincadeiras, dando liberdade a seus alunos sem esquecer-se de que seu papel de mediador no processo é fundamental, de maneira a estar sempre proporcionando momentos enriquecedores através das brincadeiras.


Figura 1

Foi pensando nisso que o presente projeto foi planejado, visando resgatar o lúdico, principalmente através das brincadeiras folclóricas. Estas datam desde muito tempo. Já no ano de 1560, o pintor Flamengo Pieter Brueghel pintou o quadro “Jogos Infantis” (figura 1), onde podemos encontrar cerca de 80 atividades lúdicas, algumas muito conhecidas por nós, como por exemplo: cabra-cega, pula-cela, bafo, pião, as cinco Marias, cabo de guerra, o chefe mandou, Maria-cadeira, entre outros. Como diz Ramos (2002):

“Há uma infinidade de jogos e brincadeiras que ultrapassaram o tempo e permanecem vivos na memória de todos nós. As brincadeiras de antigamente trazem, em sua bagagem cultural, suas técnicas e regras, que são transmitidas de geração a geração pelos pais e avós. Junto vem o resgate da convivência, da ternura, dos momentos felizes, de sua História através dos tempos.” (RAMOS, 2002, p.8)

O RCNEI (BRASIL, 1998) fala sobre a importância destas brincadeiras, dizendo que devem estar relacionadas ao mundo social e natural dos alunos. Aconselha os professores a ensinar jogos e brincadeiras de outras épocas, propondo pesquisas com a família e comunidade, também através de livros e revistas, falando sobre as regras das brincadeiras em outros tempos, observando as mudanças que ocorreram, pois esta prática se torna interessante para as crianças. O professor deve estar junto com as crianças ajudando-as a combinar e cumprir regras, e a desenvolverem atitudes de respeito e cooperação que, além de tão necessárias para as crianças pré-escolares, são bases de todos os níveis de relacionamento.O professor deve propor brincadeiras desafiadoras onde seus alunos possam participar ativamente do começo ao fim, perpetuando a cultura infantil e favorecendo o prazer de brincar àqueles que têm nesta sua maior especialidade. Assim, o presente projeto será desenvolvido baseado no fato de que é possível para o professor de Educação Infantil alcançar quaisquer objetivos de sua aula, desde que bem planejada, de maneira prazerosa para os alunos: brincando e aprendendo.

Conteúdos


 Escrita do nome


 Respeito à diversidade


 Sistema de numeração


 Letras do alfabeto


 Música: ritmo e andamento


 Coordenação motora


 Motricidade fina


 Expressão oral


 Expressão artística


 Interação


 Jogos


 Brincadeiras e brinquedos

Metodologia


 Manuseio de livros infantis.


 Hora do conto utilizando livros e outros recursos, inclusive com a participação dos alunos.


 Roda de conversas.


 Brinquedos e brincadeiras.


 Elaboração coletiva de cartazes.


 Cantigas e acompanhamento com gestos, atividades ou sons.


 Desenhos com lápis de cor, canetinhas e giz de cera.


 Recorte de figuras.


 Rasgadura.


 Quebra cabeças.


 Colagem.


 Dobraduras com jornal.


 Brincadeiras com brinquedos preferidos.


 Exposição de trabalhos.


 Pesquisa com a família.


 Tarefas individuais.


 Brincadeiras folclóricas.


 Produção de um texto coletivo.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação diária, fazendo, se necessário, modificações e adaptações no planejamento, mediante anotações feitas pela professora. O presente projeto será considerado satisfatório se os alunos participarem com interesse das atividades propostas e se os objetivos propostos, que visam o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos, forem alcançados. Sobre isso Lleixà Arribas (2004) corrobora:

“A avaliação deve ser entendida como a comprovação da validade do projeto educativo e das estratégias didáticas empreendidas para a consecução dos objetivos propostos. Portanto, o professor deve entendê-la como instrumento de investigação didática que, a partir da identificação, da coleta e do tratamento de dados, permite-lhe comprovar as hipóteses de ação, com a finalidade de confirmá-las e introduzir nelas as modificações pertinentes. A avaliação deve proporcionar retroalimentação a todo processo didático.” (ARRIBAS, 2004, P. 390)



Referências Bibliográficas
ARRIBAS, T. L. et al. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil introdução. Brasília: Referencial Infantil: MEC/SEF, v.1, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil formação pessoal e social. Infantil: Brasília: MEC/SEF,v. 2, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil conhecimento de mundo. Infantil: Brasília: MEC/SEF, v. 3, 1998.

LIMA, E. C. A. S. A atividade da criança na idade pré-escolar. Série idéias, n.10, p. 17-23. São Paulo: FDE, 1992.

RAMOS, M.C.A. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, conseqüentemente, sua própria personalidade. Revista Leonardo Pós. Instituto Catarinense de Pós-graduação. Santa Catarina, nº 1, jan./jun. 2002.

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