sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nossa sala, um pouco de aconchego...

A sala de aula é, com certeza, um lugar muito importante para você e para seus alunos. Por isso, procure arrumá-la como se fosse sua casa, deixando-a organizada, bonita e agradável. Afinal, o espaço da sala de aula desencadeia muitas aprendizagens. Ensina autonomia, pois um espaço organizado permite que as pessoas circulem melhor por ele e conheçam o mobiliário e os materiais que ali se encontram. Ensina, sobretudo, respeito, pois essa é a sensação que temos quando chegamos num local que está bem cuidado.

Então organize sua sala de aula:

Improvise recipientes para guardar o material de uso coletivo utilizando latas de alumínio, embalagens de sorvete e refrigerantes ou caixas de papelão. Assim lápis, caneta hidrocor, giz de cera, cola, tesouras, papel, livros, revistas, jornais, jogos permanecerão sempre organizados e acessíveis aos alunos.

Crie painéis para o alfabeto, aniversariantes da turma, ajudantes, chamada, combinações da turma e outros murais com notícias, poemas, trava-línguas, piadinhas, tudo que for incentivar a leitura dos pequenos.

Reserve uma parede para afixar as produções da turma, como textos e desenhos. Toda semana procure trocar aquilo que foi afixado, fazendo das paredes da sala um verdadeiro painel informativo.

Selecione também fotografias de paisagens ou ilustrações sobre os assuntos estudados e torne a sala um ambiente de estudo e pesquisa.

Não se esqueça de levar um ou dois vasinhos com plantas para ensinar a garotada a apreciar e cuidar da natureza, além delas tornarem sua sala de aula mais bonita.

Com sua sala organizada será uma alegria receber os alunos e os visitantes então aproveite para fazer um bonito cartaz para colocar na porta da sala com as boas vindas a todos que entrarem e bom retorno às aulas!

Um comentário:

Liliane Santos Monteiro disse...

Olá Cassi, vim sua visitar e dizer que gostei muito do teu cantinho. Vamos manter contato. Estou te acompanhando.Beijo

LinkWithin...

Related Posts with Thumbnails