quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pensando a volta às aulas...

Este ano é um novo ano pra você. E pra seus alunos? É claro que também é! E o que você terá preparado para eles? Já pensou?


Pois bem, mesmo que você não tenha pensado já é hora de pensar porque é bem melhor organizar tudo com tempo e calma, assim fica gostoso e não trabalhoso.


Eu tive umas ideias que vou colocar em prática neste ano e estou preparando-as para que deem certo. Quem sabe você não pode usar uma delas também? Por isso vou compartilhar aqui no blog. E, se você usá-las, não esqueça de nos contar como foi! Claro, falta um tempinho ainda, mas vou aguardar!


Ideias Para A Volta Às Aulas!


1. Solicite na secretaria da escola o nome e endereço completos dos alunos de sua turma em 2010. Que tal enviar uma cartinha para cada um deles antes do início das aulas? Já imaginou o rostinho deles quando receberem uma cartinha da profe que eles ainda nem conhecem direito?! E nada de pensar que para as turmas de alfabetização não dá certo. Pelo contrário, isso os incentivará mais ainda a aprender, e certamente alguém poderá ler essa cartinha para eles.


2. Prepare uma lembrancinha para dar no início ou fim do primeiro dia de aula. Pode ser algo relacionado ao estudo: lápis enfeitados, réguas decoradas, agendinhas, apontadores de diferentes formatos etc, ou algo apenas decorativo que tenha relação com alguma história usada, decoração da sala...


3. Propor um desafio à turma é sempre motivador no primeiro dia de aula: pode ser lançar um projeto de montar um dicionário da turma, uma diário, um "canto" novo na sala (de leitura, jogos, matemática...), manter um blog da turma etc.


4. Convide os pais para passarem alguns momentos na escola - Veja essa dica completa que eu amei, quero colocar em prática e achei no Baú de Ideias.

5 comentários:

Maristela Mafort disse...

Oi... Conheci seu blog pelo Blog Bau de Ideias e gostei D+. Vou estar sempre passando por aqui para compartilharmos um pouco mais sobre educacao. Esta convidada a me fazer uma visita tb.
Abracos,
Maristela

Professora Maria disse...

BELA POSTAGEM QUE NOS AJUDARÁ BASTANTE NO INICIO DO ANO. VALEU!!!!!ABRAÇOS.....

aprendeminas disse...

Suas idéias são muito boas e valem a pena serem colocadas em prática. O início do ano é muito importante para um bom relacionamento entre aluno e professor.
Parabéns pelo blog!
Ana Paula Patente
Blog: Aprende Minas

Tatiana Sibovitz disse...

Olá Cassi
Vim retribuir a visita ao meu Blog e parabenizá-la pelo belo trabalho.
Gostei muito de tudo que vi e li.
Precisamos de pessoas dedicadas como você para que nossa educação tenha excelência.

Abraços
Tatiana Sibovitz
O Mundo da Alfabetização

Ivaldete disse...

Que show! este blog. O visitei apos indicação em uma foramção da Scretaria Municipal de Colinas do Tocantins,TO. Sou coordenadora pedagogica e então acessei e amei! passarei para outos...
Abraços
Ivaldete
25/01/2012

LinkWithin...

Related Posts with Thumbnails